Lilypie 5th Birthday Ticker

quinta-feira, junho 07, 2007

Pequenos Lábios Colados

Espero que de algum modo esta nossa experiência possa vir a ajudar alguém de futuro. Segundo nos foi informado pela cirurgiã pediatra e constatado por mim, quando se pesquiza na internet sobre o assunto não encontramos nada em português que nos possa elucidar.
A A. à coisa de um mês devido a um antibiótico teve uma ligeira candidíase que só foi detectada pois ela de um dia para o outro começou a queixar-se de ardor ao fazer xixi e comichão no pipi. Levei-a logo às urgências da Cuf. Após ser observada e feito despiste de infecção urinária através de análise da urina foi-lhe prescrito um tratamento que passava por a lavar com um gel pediátrico e depois colocar-lhe nas borbulhinhas e na entrada do pipi um líquidozinho. Depressa lhe passou a candidíase, mas houve algo que na altura me deixou a matutar e que na ida deste fim de semana novamente às urgências da CUF nos veio esclarecer e confirmar as minhas suspeitas.
Quando no fim de semana a pediatra a observou por causa de ela se queixar de dor ao fazer xixi, soltou imediatamente uma exclamação:
"Mas a menina tem isto tudo colado!"
A A. tal como eu suspeitava estava com os pequenos lábios colados (denominação médica correcta) e isso impossibilitava-a de libertar de uma só vez toda a urina de cada vez que sentia vontade de fazer xixi. Daí ela estar constantemente a pedir-nos para ir à casa de banho e sentir dor. A pediatra acabou por chamar a colega cirurgiã pediatra que nos disse que não nos alarmássemos pois era uma coisa muito comum nas meninas (segundo ela tão comum como nos meninos existir a circuncisão) e que não custava nada resolver. Saímos da CUF com uma cartinha para nos apresentarmos nesta 3ª feira que passou nas consultas externas da CUF para a cirurgiã pediatra a observar com calma e resolver-se o assunto.
A A. não é uma criança fácil de se deixar tratar e de se deixar observar e o meu coração de mãe ficou apertadinho a imaginar como seria o procedimento para se descolar o que estava colado. Entre o domingo e 3ª feira fiz várias pesquizas na net na esperança de ler algo que me ajudasse a perceber mais do assunto. Tudo em vão pois nada encontrei. Em conversa com uma colega de trabalho vim a saber que também 2 primas dela em pequenas tinham tido a mesma situação e que era uma coisa comum (mais uma vez alguém me dizia ser comum uma coisa que eu nunca tinha ouvido falar até então).
Na 3ª feira lá fomos os três para a consulta. No domingo tinham-me falado em mini-cirurgia e eu imaginava que teriam que lhe dar alguma anestesia para ela estar quieta para poderem cortar (só o simples imaginar da situação deixava-me nervosa). Nada do que eu imaginava se passou.
A cirurgiã ao observá-la disse que realmente ela tinha os pequenos lábios colados e que isso acontece muitas vezes nas meninas derivado de qualquer inflamação que possa ter ocorrido e também do facto de nestas idades não existir nenhuma estimulação hormonal pois os ovários só vão começar a trabalhar daqui a alguns anitos. Disse que apesar de ser muito comum fala-se pouco no assunto e mesmo na net não há nada em português, só em inglês (isso já eu sabia).
Colocou-lhe um creme nos pequenos lábios e disse-nos para contarmos 30 minutos e que no final desse tempo fossemos novamente ter com ela. Mandou a enfermeira dar-lhe uma dose de ben u ron para mais tarde ajudar pois ela iria sentir dores ao fazer xixi.
Passados os 30 minutos a cirurgiã voltou a deitá-la na marquesa comigo a ajudá-la e com uma gases esterilizadas foi limpando o crme que tinha colocada e ao mesmo tempo foi descolando os pequenos lábios. Foi rápido e não implicou qualquer tipo de corte. Claro que deitou um pouquinho de sangue (muito pouco) pois foi como se ela tivesse ficado com a pele ali ligeiramente esfolada. A cirurgiã aplicou-lhe imediatamente uma outra pomada gordurosa e antibacteriana.
Estávamos despachados e apesar de ter havido muito choro da parte dela e muita gritaria, não foi tão dificil como eu pensava.
Agora temos de ter o cuidado de durante 2 semanas colocar-lhe essa pomada, temos de a deixar ficar 2 x ao dia 5 minutos sentada na banheira com água até ela ficar fria. Nestas 2 primeiros dias teve de fazer brufen intercalado com o ben u ron por causa das dores. Imediatamente após a mini cirurgia passámos alguns momentos horríveis de vê-la na aflição de querer fazer xixi e arder-lhe tanto que ela mandava gritos de aflição e chorava. Na primeira noite até mesmo a dormir ela gritava quando fazia xixi.
O tratamento vai durar 3 meses e meio e depois disso vamos ter de estar sempre de prevenção para que não volte a colar pois segundo a cirurgiã pediatra em 20% dos casos (esperamos que façamos parte dos outros 80%) existe reincidência e a mini cirugia só se pode repetir ao final de um ano e mesmo assim enquanto não houver estimulação hormonal pode sempre existir a tal reincidência de 20% dos casos.
Após as primeiras 2 semanas a colocar a tal pomada anti-bacteriana vamos ter que colocar-lhe durante 3 meses após o banho bepanthene cicatrizante.
Hoje já não se queixa a fazer xixi e até diz que já não lhe doi.
Espero que este meu relato sirva para ajudar e até mesmo alertar para uma coisa que poucos conhecem e provavelmente como eu nem suponham que acontecesse. Não sei o que poderá ter provocado o colar dos pequenos lábios, suponho apenas que tenha sido a tal candidíase pois foi mais ou menos pela mesma altura que observei que ela fazia xixi muitas vezes. Talvez ela até já tivesse antes mas não sei pois antes ela ainda usava fraldas e eu nunca me apercebi de nada. Ela nunca se queixava e eu em três anos de muito banhos e de muitas fraldas mudadas nunca achei nada diferente. Considero-me uma mãe muito observadora e até muito picuinhas por isso por certo teria dado conta mais cedo se assim fosse. Agora sei que tenho que controlar e não deixar que volte a acontecer.

5 comentários:

Sunshine disse...

A minha irmã passou pelo mesmo. Mas teve azar com o médico que apanhou. Nem pomada anestesica, nem ben-u-ron... nada! Ele limitou-se a fazer lhe um "rasgão" a sangue frio, tinha ela 2 anos... O que a miuda chorou...

As melhoras para a tua filhota!! *

CLS disse...

Fizeste bem em contar o caso, nunca tinha ouvido falar. Espero que não haja reincidência e q corra tudo bem durante o tratamento.
Beijinhos

Rita disse...

tb n tinha ouvido falar nisso... q aflição!!

bjs

RuRafael disse...

Tudo resolvido :)

Ainda bem que a A. está melhor, e se Deus quiser não terá mais nada!

Beijocas

nandinha disse...

ainda bem que encontrei alguma coisa falando sobre isso,minha filha esta passando pelo mesmo problema,e eu tenho que marcar um cirurgião,foi a medica dela que me pediu.
pensei que fosse mais complicado.
obrigada, me ajudou muito!!!!