Lilypie 5th Birthday Ticker

sábado, maio 19, 2007

Dia da Espiga


O dia da Espiga é dia de feriado municipal no nosso concelho. Como eu não trabalhava e a tia S estava de folga, fomos todos até Setúbal à Praia da Figueirinha. Pela 1ª vez estiveste na praia que "me viu crescer". Muitos verões ali passei em casa da avó L e do avô A. Entristecia-me ver que devido ao problema da queda de pedras não podia usufruir da minha praia do coração. O ano passado já deixavam passar para a praia , mas o acesso era feito através de autocarro e acabámos por não ir, mas este ano quando soube que já se podia levar o nosso carro até à praia não resisiti e na 1ª oportunidade tinha que te levar lá.
Foi com emoção que percorri aquela estrada até à praia, foi com emoção e quase uma lagriminha no olho que saí do carro e mirei tudo ao meu redor a assimilar todas as mudanças que ocorreram nestes 3 anos que se passaram sem lá ir. Mas a emoção maior foi quando enterrei os pés naquela areia que me é tão querida e te levei pela mão até ao pé da água. Não me cansei de te tirar fotografias, fotografias essas que se irão juntar a outras tantas tuas e a umas quantas minhas nesse mesmo lugar.
Espero filha que um dia ames tanto aquele sítio como eu o amo, porque fez parte de mim e quero que faça parte de ti. Porque Setúbal faz parte da nossa história, faz parte da nossa família. Foi lá que nasceram os meus avós, casaram, amaram, tivarem filhos. Foi lá que nasceu a minha mãe, cresceu, viveu e onde me concebeu. Saí de lá ainda dentro da barriga da minha mãe mas tudo aquilo me diz muito. Toda aquela alma daquela gente, talvez porque o meu avô fosse um homem da terra mas acima de tudo um homem do mar. O meu avô era pescador, não daqueles de domingo ou de cana, mas sim daqueles que saía ao domingo à noite de casa e só regressava à sexta à noite. A cana dele eram as redes, redes essas que um dia quase o levaram arrastadas pelo mar. Toda a minha infância convivi com o mar, com o cheiro de peixe fresco, e embora só lá fosse nas férias do verão e nos natais, não consigo deixar de sentir que estou em casa quando chego a Setúbal.

3 comentários:

Os meus pimpolhos disse...

Gostei mt deste post,fez-me imaginar o lugar e tb recordar pedaços meus... bjs calu
O meu blog tem nome novo: princesa-ines1.blogspot.com

Raquel Alabaça disse...

A nossa casa é onde o nosso coração se sente bem. Se te sentes bem em Setúbal é porque te foram passados valores familiares muito bons e muito seguros.

Bjs

RuRafael disse...

Adoro essa praia :)